terça-feira, outubro 30, 2007

Primeiro dia da II Semana Vegetariana da Unicamp

Ontem (29/10) tivemos a exibição do documentário "Our Daily Bread" (Unser Täglich Brot), do diretor austríaco Nikolaus Geyrhalter. O documentário, que está sendo considerado o "2001 da produção industrial de alimentos," não possui trilha sonora, narração ou entrevistas. Acompanhado apenas do som ambiente da gravação, mostra o alto grau de tecnologia empregada na produção industrial de alimentos na Europa, a insensibilidade dos funcionários diante do sofrimento dos animais e a indiferença dos consumidores. Produzido em 2005, o documentário recebeu diversos prêmios em festivais (http://www.ourdailybread.at/).

Em seguida tivemos a palestra de abertura da semana. Foi a palestra sobre nutrição vegetariana com o Dr. Eric Slywitch, médico especialista em Nutrologia, Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral e coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Eric também é autor do livro "Alimentação Sem Carne" (www.alimentacaosemcarne.com.br). A palestra esclareceu muitos dos mitos relacionados à alimentação vegetariana, utilizando argumentos apoiados em publicações científicas. As principais dúvidas sobre vitamina B12, absorção de ferro e cálcio também foram abordadas. Em razão do grande interesse dos participantes, a palestra se estendeu por mais de 2 horas.

Durante a exibição do filme e da palestra foi organizado um painel de fotos sobre vivissecção. Cada foto foi coberta por um pano preto que precisava ser levantado pelas pessoas que queriam observar. O mesmo painel estará presente hoje durante a mesa de discussão no auditório do Instituto de Biologia.

Fotos do primeira dia:


Exibição do documentário "Our Daily Bread"


Palestra do Dr. Eric Slywitch


Palestra do Dr. Eric Slywitch

Trecho da palestra

2 comentários:

Vista-se disse...

aeee apareci!!!!

Harlen disse...

:-)