sexta-feira, novembro 18, 2011

2º DIA DA SEMANA VEGETARIANA


2º DIA DA SEMANA VEGETARIANA DA UNICAMP

O segundo dia da Semana Vegetariana iniciou com uma palestra bem diferente das que já tivemos nos anos anteriores, proferida pelo nosso colega Gleiton, a respeito de como os conhecimentos em lingüística podem ajudar a nossa causa em prol dos animais. Através da construção do discurso, podemos expressar o que são os animais e, portanto, evidenciamos o modo como nos relacionamos com estes seres.
Gleiton, através de um texto de Clarice Linspector, intitulado "Uma galinha", nos mostrou como a escritora pode descrever o animal e a partir de alguns nomes, podemos montar um retrato da nossa sociedade: a galinha é "uma galinha de domingo", "um almoço", um ser "estúpido", "apático" e desprovido de qualquer coisa. Ainda assim, parece, certo dia, despertar um sentimento ambíguo na família que não a mata para comer, pois ela botara um ovo. Não obstante, futuramente a mesma galinha será o alimento daqueles humanos que, um dia, resolveram lhe poupar, pela interpelação da voz da menina que ao ver o ovo disse "ela pôs um ovo, ela quer nosso bem".
A descrição de Clarisse, que nega à galinha a condição de um sujeito, em certo etapa da narrativa, torna a galinha metáfora para uma condição feminina vulnerável, pois "diferentemente do galo", não é vitoriosa em uma fuga e, quando bota um ovo, é uma uma jovem parturiente "nem suave, nem arisca, nem alegre, não era nada, era uma galinha". Um ser ambíguo, ao mesmo tempo nada ou alguenzinho inferior, a galinha é uma protagonista que me lembrou a Macabéa, do livro A hora da Estrela…."

Depois tivemos a Oficina de Alimentação Viva com Tamara, onde tivemos degustação de um suco verde delicioso e em seguida, a Palestra sobre Ativismo com Marcelo Gomide, do Sea Shepherd

O 2º dia finalizou o dia com chave de ouro com a Palestra sobre vivissecção com Dra.Odete Miranda, q gentilmente nos deu o power point da Palestra para divulgar aqui.
* foto da palestra da Dra. Odete Miranda

Nenhum comentário: