quinta-feira, novembro 16, 2006

Grupo de Discussão na PUC-Campinas, campus II – Centro de Ciências da Vida (CCV)

Na terça-feira dia 14/11/06, às 18 horas, aconteceu, no campus II da PUC-Campinas, no palco em frente ao bloco B, um grupo de discussão sobre vivissecção no ensino e pesquisa, organizado pelos alunos Analice, Elisa e Ricardo do 6º semestre do período noturno do curso de Ciências Biológicas, com a participação do João, geógrafo e representante do Centro de Mídia Independente e Jeff, voluntário do Instituto Nina Rosa e graduando em Ciências Biológicas da Unip.

Foi um encontro que reuniu 22 alunos da própria PUC, além de Unip e Unicamp, dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharias Química e Elétrica e Fisioterapia, deixando motivados e esperançosos os alunos simpatizantes à causa. A iniciativa me deixou surpresa e extremamente feliz, e a quantidade de pessoas presentes mostrou o grau de interesse quanto ao assunto e à vontade de mudar algo.
A discussão girou em torno do assunto vivissecção no ensino, e temas que recorrem à maioria dos alunos de graduação: a nossa querida objeção de consciência (sim, você tem o direito de não participar de aulas que utilizem animais por motivos éticos, morais, religiosos e/ou de fundo filosófico. Está na lei). Houve a exibição de 20 minutos do documentário "Não matarás", distribuição de panfletos e adesivos e o nascimento de um senso de união e motivação para tentar mudar algo em nossas universidades quanto à utilização de animais no ensino.

Sugiro a união dos universitários de Campinas simpatizantes à causa animal através do grupo de e-mails do VegUnicamp, para que, num futuro mais que próximo, realizássemos eventos em prol da causa.

É, querido universitário de Campinas, você não está só. Participe de grupos de e-mails, contacte as ONG’s (o Instituto Nina Rosa tem apoio jurídico), participe de comunidades no orkut, se informe. Faça a diferença!

E claro, um imenso parabéns aos alunos da PUC pela iniciativa, um grande agradecimento a quem compareceu ao GD e um enorme obrigada pelo convite e pela possibilidade que me foi dada de participar do primeiro GD na PUC (o primeiro de muitos!).


"Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo." (Gandhi)

Um grande abraço,


Luciana 03N – Ciências Biológicas da Unicamp

Sites de consulta

Mídia Independente
http://www.midiaindependente.org/pt/red/

Instituto Nina Rosa
http://www.institutoninarosa.org.br/

Getea – Grupo Estudantil pelo tratamento Ético aos Animais
http://www.internichebrasil.org/getea.htm

Yahoo Grupos (Getea)
http://br.groups.yahoo.com/group/grupogetea/

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena que esses eventos sejam tão pouco divulgados.
Sou estudante do Campus I e não vi nada sobre esse evento.

Vamos tentar divulgar mais. essas idéias deveriam sim, ter por trás, uma "voz muito alta" ao ponto de atingir mais pessoas.

Mas de qualquer forma, parabéns pelo blog!Já é uma voz, bastante ativa!